Programa Nacional de Educação Empreendedora
Programa Nacional de Educação Empreendedora
O Sebrae realiza projetos para desenvolver o empreendedorismo nas Escolas e Instituições de Ensino Superior.
Jovens Empreendedores
O Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP - tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes do ensino fundamental. Para tanto, incentiva comportamentos empreendedores, estimulando o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mundo do trabalho, seja por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios.
Público-alvo: Crianças e jovens de 6 a 14 anos que estão regularmente matriculadas no ensino fundamental -1º ao 9º ano.
DespertarO curso Despertar proporciona conhecimento sobre as características empreendedoras e identificação das mesmas em si e nos empreendedores do convívio. Estimula o desevolvimento no mundo do trabalho, focando em planejamento que pode ser aplicado na vida pessoal e profissional.
Público-alvo: Estudantes de ensino médio, regularmente matriculados.
Crescendo e EmpreendendoO Crescendo e Empreendendo buscar a ampliação da rede de contatos para facilitar o desenvolvimento e a aplicação de atitudes empreendedoras. No programa, elabora-se um plano de ação de um sonho, considerando a prática de empreendedorismo.
Público-alvo: Potenciais empreendedores que estejam cursando o ensino médio ou com idade para estarem matriculados no ensino médio, mas não necessariamente estão e participam de projetos sociais. O curso pode ser aplicado, também, para estudantes de EJA do ensino médio.
Disciplina EmpreendedoraA disciplina de empreendedorismo é aplicada nas Instituições de Ensino Superior e permite o desenvolvimento de competências cognitivas, atitudinais e operacionais, proporcionando aos alunos:
- Conhecer e praticar as atitudes empreendedoras;
- Elaborar um quadro de modelo de negócios;
- Conhecer e executar a estrutura de um plano de negócios.
Tais competências serão estimuladas considerando a estrutura e organização de atividades propostas para aplicação na disciplina somadas à atuação mediadora e facilitadora dos professores responsáveis.
Público-alvo: Estudantes universitários de todos os cursos de graduação.
Fonte: SEBRAE
Minha Despedida:
CARTA ABERTA:
Venho por meio desta externar meu profundo agradecimento pela oportunidade a mim concedida de lecionar por mais de 10 anos na FGG para o curso de Pedagogia e por um determinado período no curso de Psicologia, e por poder colaborar com a ACE em reuniões, eventos e formaturas sempre que solicitado.
Nesse tempo lecionei as disciplinas de Filosofia da Educação, História da Educação, Projetos Educacionais, Políticas Públicas, Formação Continuada dos Docentes, Gestão Escolar, Educação e Novas Tecnologias, Educação de Jovens e Adultos, Antropologia, Sociologia da Educação e Empreendedorismo. Reconheço que mais aprendi que ensinei.
Também estendo meus agradecimentos sinceros especialmente para algumas pessoas, dentre elas destacam-se: Professora Cheila, ex-coordenadora do curso de Pedagogia, gestora competente e ética, a qual me deu a oportunidade de compor sua equipe de trabalho; Professor Petry, ex-diretor da faculdade e excelente professor de sociologia; Professor Júlio, gestor por excelência do curso de Psicologia; Agradeço a ex-secretária Jovita e a Secretária Sandra, sempre muito prestativas e educadas. Também agradeço a professora empreendedora Marília, a qual tive o privilégio de ser aluno e mais tarde colega de trabalho; E a amiga Elisabeth, ex-professora da pedagogia, sempre muito comprometida, atualmente colega de trabalho na SDR/GERED. Meu muito obrigado ao Luciano, sempre muito prestativo e excelente funcionário. Também estendo meus agradecimentos a toda equipe administrativa e corpo docente do curso de Pedagogia da FGG.
Ao corpo discente desejo muito sucesso enquanto acadêmicos e acadêmicas do curso de Pedagogia, especialmente para aqueles e aquelas que por algum período tive a honra de ter como meus alunos e alunas. A vocês desejo também sucesso profissional, sempre pautado pela ética e pelo comprometimento.
Lembrem-se que: “uma visão de futuro sem ação é apenas um sonho; Uma ação sem visão de futuro é apenas um passatempo; Porém, uma visão de futuro com ação planejada pode causar uma revolução pessoal e profissional positiva”. Por isso, digo a todos e a todas, mesmo para aqueles e aquelas que por alguma razão não entenderam minha proposta pedagógica de trabalho: “acredite em você, tenha pensamentos de sucesso, palavras de sucesso, ações de sucesso, hábitos de sucesso e acima de tudo caráter, e certamente o teu destino só poderá ser o sucesso pessoal e profissional”!
Mais uma vez muito obrigado por tudo e que Deus nos dê sabedoria e ilumine a todos nós.
Cordialmente,
Professor Jorge Schemes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário