Programa Nacional de Educação Empreendedora


Programa Nacional de Educação Empreendedora

O Sebrae realiza projetos para desenvolver o empreendedorismo nas Escolas e Instituições de Ensino Superior.

Jovens Empreendedores

O Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP - tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes do ensino fundamental. Para tanto, incentiva comportamentos empreendedores, estimulando o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mundo do trabalho, seja por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios.

Público-alvo: Crianças e jovens de 6 a 14 anos que estão regularmente matriculadas no ensino fundamental -1º ao 9º ano.

Despertar

O curso Despertar proporciona conhecimento sobre as características empreendedoras e identificação das mesmas em si e nos empreendedores do convívio. Estimula o desevolvimento no mundo do trabalho, focando em planejamento que pode ser aplicado na vida pessoal e profissional. 

Público-alvo: Estudantes de ensino médio, regularmente matriculados.

Crescendo e Empreendendo

Crescendo e Empreendendo buscar a ampliação da rede de contatos para facilitar o desenvolvimento e a aplicação de atitudes empreendedoras.  No programa, elabora-se um plano de ação de um sonho, considerando a prática de empreendedorismo.

Público-alvo: Potenciais empreendedores que estejam cursando o ensino médio ou com idade para estarem matriculados no ensino médio, mas não necessariamente estão e participam de projetos sociais. O curso pode ser aplicado, também, para estudantes de EJA do ensino médio.

Disciplina Empreendedora

A disciplina de empreendedorismo é aplicada nas Instituições de Ensino Superior e permite o desenvolvimento de competências cognitivas, atitudinais e operacionais, proporcionando aos alunos:

  • Conhecer e praticar as atitudes empreendedoras;
  • Elaborar um quadro de modelo de negócios;
  • Conhecer e executar a estrutura de um plano de negócios.

Tais competências serão estimuladas considerando a estrutura e organização de atividades propostas para aplicação na disciplina somadas à atuação mediadora e facilitadora dos professores responsáveis.

Público-alvo: Estudantes universitários de todos os cursos de graduação.

Fonte: SEBRAE

Nenhum comentário:

,center/>