Questionário sobre o texto: "Empreendedorismo na Educação".


Atividade individual:

  • Leia o texto: “Empreendedorismo na Educação” [07 págs] - Referência: ANDRADE, Rosamaria C. Revista Gestão em Rede. Brasília: Consed, abril 2006 – nº 68.
  • Responda as seguintes questões:

  1. Quais os significados da palavra empreendedorismo?
  2. Como Peter Drucker define empreendedorismo? Comente o que entendeu.
  3. Quais os fatores (momentos históricos) que justificam a importância do empreendedorismo na educação e como as instituições educacionais podem dar a sua colaboração?
  4. Como Dolabela define empreendedorismo? Comente o que entendeu.
  5. Quais as três perspectivas para conceituar empreendedorismo no contexto da escola? Explique.
  6. Que atitudes e posturas uma proposta pedagógica comprometida com o empreendedorismo deve incentivar?
  7. Quais os objetivos da inserção do empreendedorismo no currículo escolar (inclusive das Universidades)?
  8. Resuma os principais aspectos do tópico: “Por uma escola empreendedora” e depois faça um comentário.
  9. Justifique o porquê que a inclusão do empreendedorismo no currículo escolar pode ser feita por meio de projetos de trabalho.
  10. Faça uma síntese da teoria de Dewey sobre projetos de trabalho, a partir do que é apresentado no texto.
  11. Quais as críticas que os defensores de uma exposição lógica e sistemática das matérias fazem aos projetos de trabalho? Dê a sua opinião.
  12. Faça um resumo do contexto histórico (desde a Segunda Guerra Mundial – 1945) até os anos 1980, sobre as teorias pedagógicas e sua relação com o surgimento da pedagogia de projetos ou do trabalho, segundo o que está no texto.
  13. Mencione e comente pelo menos 10 benefícios pedagógicos ao se utilizar a metodologia da pedagogia de projetos e explique sua relação com o empreendedorismo.

  • Entregar até a próxima aula.


Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimas dicas sobre empreendedorismo

,center/>

Minha Despedida:

CARTA ABERTA: Venho por meio desta externar meu profundo agradecimento pela oportunidade a mim concedida de lecionar por mais de 10 anos na FGG para o curso de Pedagogia e por um determinado período no curso de Psicologia, e por poder colaborar com a ACE em reuniões, eventos e formaturas sempre que solicitado. Nesse tempo lecionei as disciplinas de Filosofia da Educação, História da Educação, Projetos Educacionais, Políticas Públicas, Formação Continuada dos Docentes, Gestão Escolar, Educação e Novas Tecnologias, Educação de Jovens e Adultos, Antropologia, Sociologia da Educação e Empreendedorismo. Reconheço que mais aprendi que ensinei. Também estendo meus agradecimentos sinceros especialmente para algumas pessoas, dentre elas destacam-se: Professora Cheila, ex-coordenadora do curso de Pedagogia, gestora competente e ética, a qual me deu a oportunidade de compor sua equipe de trabalho; Professor Petry, ex-diretor da faculdade e excelente professor de sociologia; Professor Júlio, gestor por excelência do curso de Psicologia; Agradeço a ex-secretária Jovita e a Secretária Sandra, sempre muito prestativas e educadas. Também agradeço a professora empreendedora Marília, a qual tive o privilégio de ser aluno e mais tarde colega de trabalho; E a amiga Elisabeth, ex-professora da pedagogia, sempre muito comprometida, atualmente colega de trabalho na SDR/GERED. Meu muito obrigado ao Luciano, sempre muito prestativo e excelente funcionário. Também estendo meus agradecimentos a toda equipe administrativa e corpo docente do curso de Pedagogia da FGG. Ao corpo discente desejo muito sucesso enquanto acadêmicos e acadêmicas do curso de Pedagogia, especialmente para aqueles e aquelas que por algum período tive a honra de ter como meus alunos e alunas. A vocês desejo também sucesso profissional, sempre pautado pela ética e pelo comprometimento. Lembrem-se que: “uma visão de futuro sem ação é apenas um sonho; Uma ação sem visão de futuro é apenas um passatempo; Porém, uma visão de futuro com ação planejada pode causar uma revolução pessoal e profissional positiva”. Por isso, digo a todos e a todas, mesmo para aqueles e aquelas que por alguma razão não entenderam minha proposta pedagógica de trabalho: “acredite em você, tenha pensamentos de sucesso, palavras de sucesso, ações de sucesso, hábitos de sucesso e acima de tudo caráter, e certamente o teu destino só poderá ser o sucesso pessoal e profissional”! Mais uma vez muito obrigado por tudo e que Deus nos dê sabedoria e ilumine a todos nós. Cordialmente, Professor Jorge Schemes.