Brasil ganha 2,7 milhões de empreendedores

Levantamento aponta que número de empregadores e profissionais por conta própria chegou a 22,9 milhões no país entre 2001 e 2009
Os brasileiros estão empreendendo mais. Entre 2001 e 2009, o número de donos de micro e pequenas empresas e de trabalhadores por conta própria passou de 20,2 milhões para 22,9 milhões. Os dados constam no Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2010/2011, realizado pelo Sebrae em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Desses 22,9 milhões, quase 19 milhões são autônomos que conduzem o próprio negócio sem empregados e 3,9 milhões, empresários que empregam trabalhadores. Juntos, eles representam 22,7% da população economicamente ativa.
Abrir o próprio negócio sempre foi o sonho de Deuzimar Castro Noleto Junior, maranhense que mora em Brasília há oito anos. Em janeiro de 2011, ele se formalizou como empreendedor individual e abriu a JB Persianas e Cortinas. Ex-funcionário de lojas do ramo, onde trabalhou por cinco anos, Deuzimar começou a própria revenda de persianas e cortinas. Por dia, a empresa realiza cerca de cinco visitas a clientes. Os negócios aumentaram sua renda pessoal, passando de R$ 700, salário de quando era funcionário, para cerca de R$ 1,3 mil. “Deixo panfleto em alguns locais e quando me chamam vou à casa do freguês. Os negócios estão crescendo. O meu sonho é abrir uma microempresa com um ponto de venda. Em breve, vou conseguir”, afirma.
As mulheres estão aumentando sua participação no mercado produtivo. Entre os empregadores, a proporção delas passou de 23,4% para 26,3% no período. Em 2001, 29,6% dos trabalhadores por conta própria eram do sexo feminino, enquanto que em 2009 o volume passou para 33,5%.
Do total de empregadores, 62,8% têm 40 anos ou mais e 60,1% possuem o ensino médio ou escolaridade mais elevada. Dos trabalhadores por conta própria, 59,6% estão nessa faixa etária e 29,4% têm no mínimo o ensino médio.
O Anuário do Trabalho da Micro e Pequena Empresa é uma publicação feita pelo Sebrae, em parceria com o Dieese, com base em diferentes fontes de informação. O objetivo é reunir um conjunto de dados sobre o perfil e dinâmica do segmento dos micro e pequenos empreendimentos. A pesquisa utiliza informações da Rais, registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), do Dieese, da Fundação Seade e convênios regionais.[Fonte: Agorams]

Semana Global do Empreendedorismo - Clique Aqui!

O que é a Semana Global do Empreendedorismo?

A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento internacional que acontece todos os anos, durante o mês de novembro e que envolve hoje 104 países.
Só no ano passado, 41.711 organizações e parceiros que acreditam que é possível transformar o mundo por meio do empreendedorismo realizaram 37.560 atividades inspiradoras, despertando o espírito empreendedor de 7,25 milhões de pessoas ao redor do mundo.
Em 2008, o Brasil foi um dos primeiros países a fazer parte do movimento. Desde então, realiza amaior Semana Global dentre os países participantes. Só em 2010, 594 parceiros realizaram 3.243 atividades em todo o país, impactando 2,6 milhões de participantes.

Prêmio Santander de Empreendedorismo - Clique Aqui!

Atividade: Elaboração de Paródias Sobre Educação - Tema: Criatividade - Disciplina de Empreendedorismo - Alunos(as) do 8º Período de Pedagogia da FGG/ACE


TEMA: CRIATIVIDADE.

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: 

1. Em equipes, elaborar uma paródia sobre educação.
1.1 Elaborar um figurino.
1.2 Elaborar uma coreografia.
2. Apresentação.
3. Avaliação.




AS EQUIPES











APRESENTAÇÕES















A Importância das Relações Interpessoais - Alunos (as) do 8º Período de Pedagogia da FGG/ACE


Atividade:

1. Leitura do texto: "Relações Interpessoais".
2. Formação de equipes com no mínimo 04 e no máximo 05 alunos (as).
3. Elaborar um cartaz contento gravuras (Uma ou duas para cada um do grupo) que representem o que cada um do grupo espera e deseja das suas relações interpessoais.
4. Socialização e apresentação das equipes.
5. Avaliação e considerações finais.





Dramatizações Sobre a Teoria da Análise Transacional - Apresentadas na Disciplina de Empreendedorismo por alunos (as) do 8º Período de Pedagogia da FGG/ACE



Descrição da Atividade:
1. Formação de equipes com no mínimo 4 e no máximo 5 alunos (as).
2. Leitura do texto: "Como me Posiciono no Mundo".
3. Elaborar uma dramatização que represente quatro estados do ego segundo a Análise Transacional, dois positivos e dois negativos, no contexto do cotidiano escolar.
4. Elaborar um roteiro e entregar antes da apresentação.
5. Apresentações e análise.
6. Avaliação.

AS EQUIPES








AS APRESENTAÇÕES














Quatro passos para empreender


Dicas para quem quer abrir uma empresa na área de tecnologia foram o destaque do Meetup Florianópolis, evento realizado ontem para um público de 150 pessoas. Veja ao lado quatro destes conselhos. A iniciativa faz parte do 1º Prêmio RBS de Empreendedorismo e Inovação. As inscrições poderão ser realizadas entre 12 de setembro e 23 de outubro pelo site www.prei.com.br. Serão aceitos projetos com foco digital, em áreas como web e mobile, aplicativos e mídias sociais. [Fonte: DC]
1º Passo: Conheça o seu mercado

2º Passo: Acerte no orçamento


3º Passo: Busque um diferencial


4º Passo: Treine com situações reais

Uma vida de sucesso depende de uma personalidade em estados de ego positivos!


















Em carta anterior disse a você que ela teve mais problemas com “caneca” e “leite” que com qualquer outra coisa. Ela confundia esses substantivos com o verbo “beber”. Não sabia a palavra para “beber”, mas fazia a pantomima de beber algo toas as vezes que soletrava “caneca” ou “leite”. Enquanto se lavava hoje de manhã, quis saber o nome de “água”. Quando quer saber o nome de alguma coisa, ela aponta e me dá um tapinha na mão. Soletrei “á-g-u-a” e não pensei mais nisso até após o café da manhã. Ocorreu-me então que, com o auxílio dessa nova palavra, eu poderia conseguir resolver a dificuldade de “caneca-leite”. Fomos ao poço, onde coloquei a caneca na mão de Helen sob a torneira e bombeei a água. Quando a água fria jorrou, enchendo a caneca, escrevi “á-g-u-a” na outra mão de Helen. A palavra, vindo tão próxima à sensação da água fria correndo na mão dela, pareceu assustá-la. Deixou cair a caneca e ficou transfigurada. Uma nova luz seguiu em seu rosto. Escreveu “água” varias vezes, jogou-se no chão e perguntou o meu nome. Soletrei “Professora”. Nesse momento, a enfermeira trouxe a irmãzinha de Helen ao poço e ela soletrou “bebê” apontando para a enfermeira. No caminho de volta para casa Helen estava excitadíssima, aprendendo o nome de todos os objetos que tocava, de modo que em algumas horas acrescentou trinta palavras novas ao seu vocabulário. Aí vão algumas: porta, abrir, fechar, dar, ir, vir e muitas outras.

Trabalho Apresentado no Curso de Pedagogia da FGG/ACE - Acadêmicas: Aline Heinzen Dellandrea e Cassiane Matter









Atividade: Apresentação de Uma Paródia - Aula de Empreendedorismo Sobre Criatividade e Análise Transacional - 8º Período de Pedagogia da FGG-ACE


Empreendedor Social


Abertas inscrições para o Empreendedor Social 2011
Com mais benefícios a finalistas e vencedores, estão abertas até 1º de maio as inscrições para o 7º Prêmio Empreendedor Social e o 3º Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro. Os concursos buscam líderes sociais que atuam de forma inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade e em políticas públicas.
Neste ano, além de reconhecimento na mídia e em evento que reunirá lideranças acadêmicas, empresariais, públicas e sociais, todos os finalistas terão acesso a benefícios para aprimorar sua formação e a gestão da organização.
O vencedor do Empreendedor Social 2011 receberá uma auditoria independente e integrará a rede mundial de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab, parceira da Folha nesse prêmio, que é realizado em todos os continentes.
Também será convidado a participar, com despesas pagas, da reunião do Fórum Econômico Mundial para a América Latina em 2012 e, dependendo do perfil, da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em 2013.
"Nos fóruns, há uma troca de know-how entre empreendedores sociais e lideranças empresariais, políticas e de mídia, com o objetivo de catalisar mudanças sociais em larga escala", explica Mirjam Schoening, diretora da Fundação Schwab.
Já o vencedor do Empreendedor Social de Futuro receberá uma bolsa no MBA de Negócios Sustentáveis em 2012, além de uma consultoria de gestão por dez dias.
"Com isso, a Folha reafirma seu papel pioneiro de investigar, descobrir e divulgar iniciativas que merecem ser amplamente conhecidas", afirma o editor-executivo, Sérgio Dávila.
Os prêmios sociais são patrocinados pela Ernst & Young Terco e têm apoio estratégico de Artemisia; Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor ); Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor); Figueiredo Lopes, Golfieri, Reicher, Storto Advogados; Gesc (Gestão para Organizações da Sociedade Civil); Neurônio; sitawi e The Hub.
Outros apoiadores são ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), Ashoka, CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), Ethos, Folha.com, Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), ONG Brasil, P&B, Planeta Voluntários, Sator e UOL.

As inscrições são somente pela internet até o dia 01/05.
Para mais informações, inscrições e regulamento completo, acesse o site:
http://www.newsdoplaneta.com.br/

Minha Despedida:

CARTA ABERTA: Venho por meio desta externar meu profundo agradecimento pela oportunidade a mim concedida de lecionar por mais de 10 anos na FGG para o curso de Pedagogia e por um determinado período no curso de Psicologia, e por poder colaborar com a ACE em reuniões, eventos e formaturas sempre que solicitado. Nesse tempo lecionei as disciplinas de Filosofia da Educação, História da Educação, Projetos Educacionais, Políticas Públicas, Formação Continuada dos Docentes, Gestão Escolar, Educação e Novas Tecnologias, Educação de Jovens e Adultos, Antropologia, Sociologia da Educação e Empreendedorismo. Reconheço que mais aprendi que ensinei. Também estendo meus agradecimentos sinceros especialmente para algumas pessoas, dentre elas destacam-se: Professora Cheila, ex-coordenadora do curso de Pedagogia, gestora competente e ética, a qual me deu a oportunidade de compor sua equipe de trabalho; Professor Petry, ex-diretor da faculdade e excelente professor de sociologia; Professor Júlio, gestor por excelência do curso de Psicologia; Agradeço a ex-secretária Jovita e a Secretária Sandra, sempre muito prestativas e educadas. Também agradeço a professora empreendedora Marília, a qual tive o privilégio de ser aluno e mais tarde colega de trabalho; E a amiga Elisabeth, ex-professora da pedagogia, sempre muito comprometida, atualmente colega de trabalho na SDR/GERED. Meu muito obrigado ao Luciano, sempre muito prestativo e excelente funcionário. Também estendo meus agradecimentos a toda equipe administrativa e corpo docente do curso de Pedagogia da FGG. Ao corpo discente desejo muito sucesso enquanto acadêmicos e acadêmicas do curso de Pedagogia, especialmente para aqueles e aquelas que por algum período tive a honra de ter como meus alunos e alunas. A vocês desejo também sucesso profissional, sempre pautado pela ética e pelo comprometimento. Lembrem-se que: “uma visão de futuro sem ação é apenas um sonho; Uma ação sem visão de futuro é apenas um passatempo; Porém, uma visão de futuro com ação planejada pode causar uma revolução pessoal e profissional positiva”. Por isso, digo a todos e a todas, mesmo para aqueles e aquelas que por alguma razão não entenderam minha proposta pedagógica de trabalho: “acredite em você, tenha pensamentos de sucesso, palavras de sucesso, ações de sucesso, hábitos de sucesso e acima de tudo caráter, e certamente o teu destino só poderá ser o sucesso pessoal e profissional”! Mais uma vez muito obrigado por tudo e que Deus nos dê sabedoria e ilumine a todos nós. Cordialmente, Professor Jorge Schemes.