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segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Brasil ganha 2,7 milhões de empreendedores

Levantamento aponta que número de empregadores e profissionais por conta própria chegou a 22,9 milhões no país entre 2001 e 2009
Os brasileiros estão empreendendo mais. Entre 2001 e 2009, o número de donos de micro e pequenas empresas e de trabalhadores por conta própria passou de 20,2 milhões para 22,9 milhões. Os dados constam no Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2010/2011, realizado pelo Sebrae em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Desses 22,9 milhões, quase 19 milhões são autônomos que conduzem o próprio negócio sem empregados e 3,9 milhões, empresários que empregam trabalhadores. Juntos, eles representam 22,7% da população economicamente ativa.
Abrir o próprio negócio sempre foi o sonho de Deuzimar Castro Noleto Junior, maranhense que mora em Brasília há oito anos. Em janeiro de 2011, ele se formalizou como empreendedor individual e abriu a JB Persianas e Cortinas. Ex-funcionário de lojas do ramo, onde trabalhou por cinco anos, Deuzimar começou a própria revenda de persianas e cortinas. Por dia, a empresa realiza cerca de cinco visitas a clientes. Os negócios aumentaram sua renda pessoal, passando de R$ 700, salário de quando era funcionário, para cerca de R$ 1,3 mil. “Deixo panfleto em alguns locais e quando me chamam vou à casa do freguês. Os negócios estão crescendo. O meu sonho é abrir uma microempresa com um ponto de venda. Em breve, vou conseguir”, afirma.
As mulheres estão aumentando sua participação no mercado produtivo. Entre os empregadores, a proporção delas passou de 23,4% para 26,3% no período. Em 2001, 29,6% dos trabalhadores por conta própria eram do sexo feminino, enquanto que em 2009 o volume passou para 33,5%.
Do total de empregadores, 62,8% têm 40 anos ou mais e 60,1% possuem o ensino médio ou escolaridade mais elevada. Dos trabalhadores por conta própria, 59,6% estão nessa faixa etária e 29,4% têm no mínimo o ensino médio.
O Anuário do Trabalho da Micro e Pequena Empresa é uma publicação feita pelo Sebrae, em parceria com o Dieese, com base em diferentes fontes de informação. O objetivo é reunir um conjunto de dados sobre o perfil e dinâmica do segmento dos micro e pequenos empreendimentos. A pesquisa utiliza informações da Rais, registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), do Dieese, da Fundação Seade e convênios regionais.[Fonte: Agorams]

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