Poupe o chicote e a vitória pode ser sua

Os líderes que punem seus seguidores, em vez de estimular a cooperação para elevar o desempenho geral, estão destinados ao fracasso, segundo um estudo da Universidade de Harvard.
O comportamento punitivo em estruturas de grupo é prejudicial e autodestrutivo, afirma Martin Nowak, professor de matemática e biologia da Universidade de Harvard. Ele e seus colegas basearam suas conclusões nos resultados de uma versão modificada do jogo "Prisoners Dilemma" (Dilema do Prisioneiro), que foi jogado por 104 estudantes universitários. O estudo foi publicado na revista Nature.
Os cinco jogadores que obtiveram as melhores posições do ranking do campeonato nunca usaram punições muito onerosas, que são medidas que prejudicam tanto quem pune quanto o oponente que recebe o castigo. Os jogadores que usaram as punições um número maior de vezes tiveram as menores pontuações no videogame e não elevaram a pontuação média do grupo, segundo Nowak.
"Nossa descoberta é uma mensagem muito positiva: em um ambiente extremamente competitivo, os vencedores são aqueles que resistem à tentação de amplificar conflitos, enquanto que os perdedores punem e perecem", disse Nowak em comunicado.
Outra pesquisa havia sugerido que a punição pode gerar cooperação em situações extraordinárias, nas quais os participantes não estão preocupados sobre reputações arranhadas ou retaliações, segundo o estudo. Essa noção é irreal, pois reputações estão sempre em jogo e a maioria das interações se repetem, descobriram Nowak e seus colegas.
"As punições podem gerar uma espiral de retaliações com resultados destrutivos para todos os envolvidos", disse o co-autor David G. Rand, de Harvard. "As pessoas com o maior número de pontos não utilizam as punições mais onerosas."
Nesse jogo computadorizado, os jogadores, que competiam em pares contra oponentes desconhecidos, escolhiam entre três opções a cada rodada: cooperar, trair ou punir. Os jogadores ganham ou perdem pontos para seus oponentes com base em suas decisões.
O estudo recebeu o apoio da National Science Foundation, dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e de várias fundações privadas. (Gazeta Mercantil - Bloomberg News - Fonte: YahooNotícias)

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Minha Despedida:

CARTA ABERTA: Venho por meio desta externar meu profundo agradecimento pela oportunidade a mim concedida de lecionar por mais de 10 anos na FGG para o curso de Pedagogia e por um determinado período no curso de Psicologia, e por poder colaborar com a ACE em reuniões, eventos e formaturas sempre que solicitado. Nesse tempo lecionei as disciplinas de Filosofia da Educação, História da Educação, Projetos Educacionais, Políticas Públicas, Formação Continuada dos Docentes, Gestão Escolar, Educação e Novas Tecnologias, Educação de Jovens e Adultos, Antropologia, Sociologia da Educação e Empreendedorismo. Reconheço que mais aprendi que ensinei. Também estendo meus agradecimentos sinceros especialmente para algumas pessoas, dentre elas destacam-se: Professora Cheila, ex-coordenadora do curso de Pedagogia, gestora competente e ética, a qual me deu a oportunidade de compor sua equipe de trabalho; Professor Petry, ex-diretor da faculdade e excelente professor de sociologia; Professor Júlio, gestor por excelência do curso de Psicologia; Agradeço a ex-secretária Jovita e a Secretária Sandra, sempre muito prestativas e educadas. Também agradeço a professora empreendedora Marília, a qual tive o privilégio de ser aluno e mais tarde colega de trabalho; E a amiga Elisabeth, ex-professora da pedagogia, sempre muito comprometida, atualmente colega de trabalho na SDR/GERED. Meu muito obrigado ao Luciano, sempre muito prestativo e excelente funcionário. Também estendo meus agradecimentos a toda equipe administrativa e corpo docente do curso de Pedagogia da FGG. Ao corpo discente desejo muito sucesso enquanto acadêmicos e acadêmicas do curso de Pedagogia, especialmente para aqueles e aquelas que por algum período tive a honra de ter como meus alunos e alunas. A vocês desejo também sucesso profissional, sempre pautado pela ética e pelo comprometimento. Lembrem-se que: “uma visão de futuro sem ação é apenas um sonho; Uma ação sem visão de futuro é apenas um passatempo; Porém, uma visão de futuro com ação planejada pode causar uma revolução pessoal e profissional positiva”. Por isso, digo a todos e a todas, mesmo para aqueles e aquelas que por alguma razão não entenderam minha proposta pedagógica de trabalho: “acredite em você, tenha pensamentos de sucesso, palavras de sucesso, ações de sucesso, hábitos de sucesso e acima de tudo caráter, e certamente o teu destino só poderá ser o sucesso pessoal e profissional”! Mais uma vez muito obrigado por tudo e que Deus nos dê sabedoria e ilumine a todos nós. Cordialmente, Professor Jorge Schemes.