Como está o seu Marketing Pessoal?

MARKETING PESSOAL:


Enquanto para as organizações marketing tem a ver com a conquista e manutenção de clientes, o marketing pessoal tem a ver com a imagem que você mesmo projeta no mercado, ou seja, você sendo o seu principal cliente, como você está e o que está fazendo por você mesmo. Indo um pouco além, o que as pessoas irão perceber do que você projeta.


Marketing pessoal não é algo que você tem ou não tem, como um dom ou talento; é um processo
contínuo de conquistas que gera, como conseqüência, o valor que você passa a ter no mercado. A comunicação é um dos fatores fundamentais para quem deseja investir no seu próprio marketing; é a capacidade que a pessoa tem de vender a sua própria imagem, pois através de uma comunicação adequada, mostra o próprio potencial, transmite credibilidade e confiança, sabe persuadir e argumentar; tem estilo e presença marcantes e a flexibilidade para se ajustar às diversas situações.


A aparência, a indumentária, bem como a postura, a voz, elegância e confiança, junto com suas atitudes e comportamentos é que formarão esse conjunto de ingredientes que comporão a sua imagem.


Sem a pretensão de esgotar o assunto, apresentamos algumas sugestões que poderão ajudá-lo
na busca e estruturação do seu marketing pessoal:


1. Faça algo para promover a sua própria imagem, por exemplo, cuidar melhor da sua própria aparência, quem sabe aquele regime, aquela atualização do seu guarda-roupas, ou melhorar a sua dicção.
2. Faça cursos de especialização ou aperfeiçoamento. Hoje se faz necessário um bom conhecimento de inglês e de espanhol, uma atualização nos novos programas de computador e, no mínimo, conhecimentos básicos para "surfar" na Internet.
3. Aproveite as oportunidades que surgirem para mostrar o potencial que tem;quer seja de falar em público, escrever um artigo para um jornal ou uma revista, fazer uma palestra ou tomar aquela decisão de realizar algo difícil.
4. Conheça e amplie as suas próprias capacidades. Muitas pessoas deixam de fazer coisas, não por não terem capacidade, mas por desconhecerem a capacidade que possuem.
5. Realize, principalmente em atividades profissionais, aquilo que lhe dá prazer. Estará prestando um grande serviço a você mesmo e aos seus clientes por estar fazendo algo melhor, justamente porque lhe é prazeroso.
6. Imagine-se no futuro e veja você lá. Imagine-se realizado, com muito sucesso pessoal e profissional e, muito feliz. Isso o ajudará a identificar o que precisa fazer hoje para conseguir o que deseja amanhã.
7. Viva harmoniosamente com as incertezas e as surpresas. Elas fazem parte do processo da vida; não se deixe abater por dúvidas, medos ou fraquezas e quando porventura elas surgirem, evite mostrá-las para outras pessoas.
8. Procure, acima de tudo, pautar a sua vida por princípios e valores. Lembre-se que o marketing pessoal é apenas um reflexo daquilo que você é, pensa e sente.


UM BOM PROFISSIONAL É AQUELE QUE SABE FAZER SEU MARKETING PESSOAL!


Receber propostas de grandes empresas, ser disputado pelo mercado de trabalho e ter cargos de chefia com poder de decisão é o sonho de todo profissional, em qualquer área. O termo que atualmente é utilizado por empresas para designar essa 'cotação' do profissional no mercado é grau de empregabilidade - ou capacidade de mostrar os talentos a ponto de ser requisitado e disputado pelo mercado. O que todos gostariam de saber é o que faz com que algumas pessoas tenham um alto grau de empregabilidade. Na verdade, estes profissionais têm um bom Marketing Pessoal.


Marketing Pessoal é um processo contínuo de conquistas, que gera a imagem que o profissional tem no mercado de trabalho. E para saber fazer o próprio Marketing, é preciso antes de mais nada saber se comunicar. Um bom profissional é aquele que sabe vender a própria imagem. E os mais valorizados são aqueles que sabem mostrar o próprio potencial, transmitem credibilidade e confiança, sabem persuadir e argumentar, têm estilo e presença marcantes e flexibilidade.


O Marketing Pessoal traz conquistas não só na vida profissional, mas também na área pessoal. O bom Marketing Pessoal está diretamente ligado à atitude do indivíduo. Não basta apenas gostar do que faz e fazer bem feito. É preciso projetar no mundo a sua imagem e, mais do que isso, ver a si próprio no futuro. A aparência, vestimenta, postura, voz, elegância e a confiança que o profissional tem em si e a forma como ele se expressa é que vão formar a sua atitude perante a vida e a sua imagem para o mundo.


Citamos como exemplo de bom Marketing Pessoal o de executivos que projetam a imagem de líderes modernos, ou seja, indivíduos que impõem respeitabilidade, credibilidade e confiabilidade.
O auto-conhecimento e o brilho pessoal são essenciais para um bom Marketing Pessoal. Para fazer uma autoa-valiação, aqui vão algumas dicas de perguntas que um profissional deve fazer a si mesmo:


1. O que estou fazendo para promover a minha própria imagem?
2. Estou atualmente buscando algum tipo de especialização ou aperfeiçoamento no que quero atingir?
3. Até que ponto eu mostro o potencial que tenho?
4. Eu sei quais são minhas capacidades?
5. O que eu faço bem e me dá prazer?
6. O que eu gostaria de fazer no futuro e que me faria feliz?


Pense com vagar sobre estas questões, procurando sempre aprimorar o seu Marketing Pessoal.


Nenhum comentário:

,center/>