Liderança

O empreendedor encara o papel de líder com muita naturalidade. Ele tem facilidade em liderar, assim como se sente confortável sendo liderado naqueles assuntos nos quais não tem domínio. Se contudo falta espírito de liderança é possível desenvolver habilidades de um líder desde que haja dedicação para isto. Mas como? Exercitando, praticando no seu dia-a-dia. Na escola, na família, com os amigos, no trabalho. O empreendedor pode começar observando alguém de suas relações que ele considere um(a) líder e prestar atenção na postura dele(a), como ele(a) se relaciona, toma decisões, resolve conflitos, reconhece e valoriza o outro, enfim, deve deixar-se aprender com alguém que já sabe ser um(a) líder legal.



ATIVIDADES:
1. Quais as características de um bom líder?
2. Quais destas características você precisa desenvolver?
3. Das acima citadas por você, qual será a mais desafiante para conquistar? Por quê?
4. Quem você elegeria hoje como um líder (local, regional, nacional ou internacional)? Por quê?
5. Dinâmica:
5.1 Em grupos, elejam um líder que deverá colocar para o grupo um plano de ação, em relação a formação de jovens empreendedores, que gostaria de implantar na sua comunidade.
6. Respondam em grupo as seguintes perguntas:
6.1 Como foi a escolha do(a) líder? Justifique. Por que foi escolhido(a)?
6.2 Como foi a atuação do líder no grupo?
6.3 Houve, em algum momento, alternância de liderança?
6.4 Como os demais se sentiram em relação ao líder?
6.5 O que foi planejado? Como foi planejado? É viável? Justifique.
7. Socialização e debate.

Nenhum comentário:

Minha Despedida:

CARTA ABERTA: Venho por meio desta externar meu profundo agradecimento pela oportunidade a mim concedida de lecionar por mais de 10 anos na FGG para o curso de Pedagogia e por um determinado período no curso de Psicologia, e por poder colaborar com a ACE em reuniões, eventos e formaturas sempre que solicitado. Nesse tempo lecionei as disciplinas de Filosofia da Educação, História da Educação, Projetos Educacionais, Políticas Públicas, Formação Continuada dos Docentes, Gestão Escolar, Educação e Novas Tecnologias, Educação de Jovens e Adultos, Antropologia, Sociologia da Educação e Empreendedorismo. Reconheço que mais aprendi que ensinei. Também estendo meus agradecimentos sinceros especialmente para algumas pessoas, dentre elas destacam-se: Professora Cheila, ex-coordenadora do curso de Pedagogia, gestora competente e ética, a qual me deu a oportunidade de compor sua equipe de trabalho; Professor Petry, ex-diretor da faculdade e excelente professor de sociologia; Professor Júlio, gestor por excelência do curso de Psicologia; Agradeço a ex-secretária Jovita e a Secretária Sandra, sempre muito prestativas e educadas. Também agradeço a professora empreendedora Marília, a qual tive o privilégio de ser aluno e mais tarde colega de trabalho; E a amiga Elisabeth, ex-professora da pedagogia, sempre muito comprometida, atualmente colega de trabalho na SDR/GERED. Meu muito obrigado ao Luciano, sempre muito prestativo e excelente funcionário. Também estendo meus agradecimentos a toda equipe administrativa e corpo docente do curso de Pedagogia da FGG. Ao corpo discente desejo muito sucesso enquanto acadêmicos e acadêmicas do curso de Pedagogia, especialmente para aqueles e aquelas que por algum período tive a honra de ter como meus alunos e alunas. A vocês desejo também sucesso profissional, sempre pautado pela ética e pelo comprometimento. Lembrem-se que: “uma visão de futuro sem ação é apenas um sonho; Uma ação sem visão de futuro é apenas um passatempo; Porém, uma visão de futuro com ação planejada pode causar uma revolução pessoal e profissional positiva”. Por isso, digo a todos e a todas, mesmo para aqueles e aquelas que por alguma razão não entenderam minha proposta pedagógica de trabalho: “acredite em você, tenha pensamentos de sucesso, palavras de sucesso, ações de sucesso, hábitos de sucesso e acima de tudo caráter, e certamente o teu destino só poderá ser o sucesso pessoal e profissional”! Mais uma vez muito obrigado por tudo e que Deus nos dê sabedoria e ilumine a todos nós. Cordialmente, Professor Jorge Schemes.