Helen Keller - Um exemplo de empreendedorismo da própria existência


Questionários sobre os textos: Que tipo de empreendedorismo deve ser incentivado pela escola? Empreendedorismo: que negócio é esse?


Atividade (individual):

1. Texto: “Que tipo de empreendedorismo deve ser incentivado pela escola?” - SANTOS, G. L. e QUENTAL, J. G. S.; Revista Pedagógica Pátio, ano IX, Nº 36, Nov. 2005/Jan. 2006, págs 42,43 e 44,45.
2. Identifique no texto os seguintes aspectos:
2.1 O que o mundo está exigindo e como o empreendedorismo pode suprir essa exigência?
2.2 Qual empreendedorismo a autora propõe levar para as escolas?
2.3 Na sua opinião, por que o educador é empreendedor em sua prática diária?
2.4 Por que os professores ainda são resistentes ao empreendedorismo na educação?
2.5 O que a escola e cada professor (a) pode fazer para que essas resitências sejam superadas?
2.6 Em relação ao empreendedorismo na escola o que os autores falam de positivo e de negativo sobre as iniciativas mais tradicionais?
2.7 O que os autores falam sobre o empreendedorismo social na escola?
2.8 Qual é a principal crítica que fazem e por quê?

 Atividade (Individual):

1. Texto: “Empreendedorismo na escola: que negócio é esse?” - GUIMARÃES, A. Revista Nova Escola. Editora Abril, Outubro de 2005, págs. 58-60.
2. Após ler o texto, descreva qual é o papel da escola, dos professores e dos alunos na construção de uma mentalidade empreendedora e de práticas empreendedoras dentro de uma instituição escolar.
2.1 Qual a importância da capacitação dos professores no tema empreendedorismo? Justifique.
2.2 Dê dois exemplos de atividades, conceitos, habilidades e competências que o empreendedorismo pode incentivar no Ensino Fundamental.
2.3 Que habilidades e competências empreendedoras a experiência realizada no Centro Educacional Menino Jesus produziu?

Microcrédito - Captando Recursos para o seu Negócio


Editado pelo Instituto de Defesa dos Direitos Humanos e Estudos da Cidadania - Rio Human Rights em parceria com o Instituto Friedrich NaumannNão adianta aprender a pescar se não sabemos onde ficam os peixes e muito menos se não tivermos os instrumentos elementares para a pesca. Esta é a razão pela qual estamos publicando este livrete. Com ele, o Rio Human Rights, complementa as iniciativas realizadas durante os eventos de preparação e de capacitação, objetivando ajudar a viabilizar as idéias que surgiram ao longo dos inúmeos encontros, capacitando você, através de mais informações, sobre uma das mais importantes modalidades de captação de recursos: o microcrédito.Pedro Paulo Carvalho TeixeiraRio Human Rights.

Clique aqui para fazer download do arquivo em pdf

Questionário sobre o texto: "Empreendedorismo na Educação".


Atividade individual:

  • Leia o texto: “Empreendedorismo na Educação” [07 págs] - Referência: ANDRADE, Rosamaria C. Revista Gestão em Rede. Brasília: Consed, abril 2006 – nº 68.
  • Responda as seguintes questões:

  1. Quais os significados da palavra empreendedorismo?
  2. Como Peter Drucker define empreendedorismo? Comente o que entendeu.
  3. Quais os fatores (momentos históricos) que justificam a importância do empreendedorismo na educação e como as instituições educacionais podem dar a sua colaboração?
  4. Como Dolabela define empreendedorismo? Comente o que entendeu.
  5. Quais as três perspectivas para conceituar empreendedorismo no contexto da escola? Explique.
  6. Que atitudes e posturas uma proposta pedagógica comprometida com o empreendedorismo deve incentivar?
  7. Quais os objetivos da inserção do empreendedorismo no currículo escolar (inclusive das Universidades)?
  8. Resuma os principais aspectos do tópico: “Por uma escola empreendedora” e depois faça um comentário.
  9. Justifique o porquê que a inclusão do empreendedorismo no currículo escolar pode ser feita por meio de projetos de trabalho.
  10. Faça uma síntese da teoria de Dewey sobre projetos de trabalho, a partir do que é apresentado no texto.
  11. Quais as críticas que os defensores de uma exposição lógica e sistemática das matérias fazem aos projetos de trabalho? Dê a sua opinião.
  12. Faça um resumo do contexto histórico (desde a Segunda Guerra Mundial – 1945) até os anos 1980, sobre as teorias pedagógicas e sua relação com o surgimento da pedagogia de projetos ou do trabalho, segundo o que está no texto.
  13. Mencione e comente pelo menos 10 benefícios pedagógicos ao se utilizar a metodologia da pedagogia de projetos e explique sua relação com o empreendedorismo.

  • Entregar até a próxima aula.


,center/>

Minha Despedida:

CARTA ABERTA: Venho por meio desta externar meu profundo agradecimento pela oportunidade a mim concedida de lecionar por mais de 10 anos na FGG para o curso de Pedagogia e por um determinado período no curso de Psicologia, e por poder colaborar com a ACE em reuniões, eventos e formaturas sempre que solicitado. Nesse tempo lecionei as disciplinas de Filosofia da Educação, História da Educação, Projetos Educacionais, Políticas Públicas, Formação Continuada dos Docentes, Gestão Escolar, Educação e Novas Tecnologias, Educação de Jovens e Adultos, Antropologia, Sociologia da Educação e Empreendedorismo. Reconheço que mais aprendi que ensinei. Também estendo meus agradecimentos sinceros especialmente para algumas pessoas, dentre elas destacam-se: Professora Cheila, ex-coordenadora do curso de Pedagogia, gestora competente e ética, a qual me deu a oportunidade de compor sua equipe de trabalho; Professor Petry, ex-diretor da faculdade e excelente professor de sociologia; Professor Júlio, gestor por excelência do curso de Psicologia; Agradeço a ex-secretária Jovita e a Secretária Sandra, sempre muito prestativas e educadas. Também agradeço a professora empreendedora Marília, a qual tive o privilégio de ser aluno e mais tarde colega de trabalho; E a amiga Elisabeth, ex-professora da pedagogia, sempre muito comprometida, atualmente colega de trabalho na SDR/GERED. Meu muito obrigado ao Luciano, sempre muito prestativo e excelente funcionário. Também estendo meus agradecimentos a toda equipe administrativa e corpo docente do curso de Pedagogia da FGG. Ao corpo discente desejo muito sucesso enquanto acadêmicos e acadêmicas do curso de Pedagogia, especialmente para aqueles e aquelas que por algum período tive a honra de ter como meus alunos e alunas. A vocês desejo também sucesso profissional, sempre pautado pela ética e pelo comprometimento. Lembrem-se que: “uma visão de futuro sem ação é apenas um sonho; Uma ação sem visão de futuro é apenas um passatempo; Porém, uma visão de futuro com ação planejada pode causar uma revolução pessoal e profissional positiva”. Por isso, digo a todos e a todas, mesmo para aqueles e aquelas que por alguma razão não entenderam minha proposta pedagógica de trabalho: “acredite em você, tenha pensamentos de sucesso, palavras de sucesso, ações de sucesso, hábitos de sucesso e acima de tudo caráter, e certamente o teu destino só poderá ser o sucesso pessoal e profissional”! Mais uma vez muito obrigado por tudo e que Deus nos dê sabedoria e ilumine a todos nós. Cordialmente, Professor Jorge Schemes.