E Book Gratuito - Empreendedorismo Fora de Série

 ebook
Clique na Imagem Para Baixar em PDF

Os 10 cursos para empreendedores mais procurados no Coursera

Coursera, uma plataforma de ensino online, divulgou hoje uma lista com os 10 cursos gratuitos mais populares ao longo do ano de 2015.
Muitas aulas são referentes a tecnologia de informação, por exemplo, há uma que ensina a criar um aplicativo para iPhones. No entanto, o curso mais popular do ano foi o chamado Aprendendo a aprender, que mostra conceitos sobre como assimilar conteúdos complexos.
Outros dois cursos que tiveram boa aceitação no Coursera são voltados para profissionais de diversas áreas. Um deles ensina a falar bem em público e outro, a meditar. 
A plataforma online oferece mais de 1.500 cursos de 140 instituições parceiras. As aulas são gratuitas, mas o internauta pode escolher pagar para obter certificados autenticados de conclusão. Tanto a USP quanto a Fundação Lemann oferecem cursos no Cousera.
Confira a seguir a lista completa.

Os 10 cursos para empreendedores mais procurados no Coursera

Hoje em dia, não é preciso gastar muito ou se deslocar para aprender mais sobre como funciona um negócio. Os cursos online e gratuitos, elaborados por universidades de renome de todas as partes do mundo, já são uma tendência.
Entre as plataformas, o Coursera é uma das mais conhecidas: o site afirma ter 16,8 milhões de alunos, que participam dos mais de 1500 cursos oferecidos. Há tanto a opção de fazer aulas gratuitamente quanto a de pagar para obter avaliações mais profundas e certificações para o currículo.
Recentemente, o Coursera fez uma lista dos dez cursos gratuitos mais populares deste ano. Pensando nisso, o site Poets & Quants elaborou um ranking parecido, mas focando apenas nas aulas da área de negócios.
Para quem é um empreendedor, essa é uma boa oportunidade de conferir quais competências seus colegas de carreira mais procuram desenvolver. A primeira posição do ranking, por exemplo, é do curso "Tornando-se um especialista em análise de dados no Excel", da Duke University. As próximas aulas da lista envolvem negociações, contabilidade, marketing, finanças, valuation, gestão de projetos, liderança e produtividade.[Fonte: Exame.com]
Veja, a seguir, a lista dos 10 cursos mais procurados na área de negócios:
PosiçãoCursoQuem ofereceQuantos alunos se inscrevem por dia
1Mastering Data Analysis in ExcelDuke University1594
2Successful Negotiation: Essential Strategies and SkillsUniversity of Michigan834
3Introduction to Financial AccountingThe Wharton School of the University of Pennsylvania816
4Introduction to MarketingThe Wharton School of the University of Pennsylvania791
5Introduction to Corporate FinanceThe Wharton School of the University of Pennsylvania771
6Principles of Valuation: Time Value of MoneyUniversity of Michigan716
7Project Management: The Basics For SuccessUniversity of California, Irvine606
8Marketing in a Digital WorldUniversity of Illinois at Urbana-Champaign581
9Conversations That Inspire: Coaching Learning, Leadership and ChangeCase Western Reserve University578
10Work Smarter, Not Harder: Time Management For Personal and Professional ProductivityUniversity of California, Irvine563

25 cursos online e gratuitos para impulsionar seu negócio

Depois de adquirir conhecimentos para abrir seu negócio, surge o desafio de administrar o dia a dia da empresa. Problemas de planejamento, questões jurídicas, desafios para lidar com os funcionários, queda nas vendas e a falta de uma presença online podem afetar o negócio.
Para ajudar o empreendedor a passar por esses obstáculos, os cursos de aperfeiçoamento podem ser ideais. Por isso, selecionamos aulas online e gratuitas sobre questões comuns dentro de uma pequena empresa em operação.
Os conteúdos foram elaborados tanto por instituições de apoio, como o Sebrae, quanto por universidades, como USP e Stanford. Veja, a seguir, 25 opções de cursos online:
Instituição: MIT
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 3 horas por semana
Idioma: inglês

Inovar é preciso para a sobrevivência de um negócio. Frequentemente, porém, as empresas não sabem como inovar. O curso do MIT ensina metodologias para desenvolver inovações, fazendo uso de cases, leituras e alguns vídeos explicativos. O próprio aluno acessa o conteúdo e faz os exercícios encontrados no material, por conta própria.
Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 5 horas
Idioma: português

O objetivo do curso é conscientizar o trabalhador informal sobre a importância de se legalizar como MEI. As aulas trarão informações sobre o processo de legalização, locais, impostos a serem pagos e benefícios para os que se formalizarem. Também trará dicas de como contratar funcionários, como cancelar o cadastro como MEI e como passar de microempreendedor individual para microempresa.
Instituição: iPED
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 20 horas na versão gratuita
Idioma: português

O curso do iPED pretende ensinar os conceitos de administração e auxiliar o empreendedor a elaborar seu plano de negócios, promovendo a gestão financeira, comercial e de marketing do empreendimento. É possível assinar uma versão paga das aulas, que possui mais recursos.
Instituição: USP (Veduca)
Quando: a qualquer momento
Carga horária:  cerca de três horas
Idioma: português

O curso aborda temas como o processo da inovação (incremental e radical), abordagem e técnicas para geração de ideias, seleção e pré-financiamento de inovações e gestão de incertezas. O conteúdo é composto por uma série de 11 aulas em vídeo, que podem ser vistas a qualquer hora.
 Sei Planejar
Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 5 horas
Idioma: português

O objetivo das aulas do Sebrae é organizar o negócio do empreendedor e fazê-lo se adaptar às demandas do mercado, fornecendo orientações para criar e ofertar produtos e serviços de qualidade. Nos conteúdos, estão planejamento, ferramentas e conhecimentos para garantir a sustentabilidade do pequeno negócio, trazendo organização e prosperidade.
Instituição: iPED
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 20 horas na versão gratuita
Idioma: português

O objetivo do curso é ensinar o que faz um projeto ser bem sucedido ou fracassar. Para isso, é preciso definir um escopo, conhecer as cinco fases do gerenciamento de um projeto e fazer de uso de um software colaborativo. É possível assinar uma versão paga das aulas, que possui mais recursos.
Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 5 horas
Idioma: português

Ampliar a qualidade da empresa, desenvolver o pensamento estratégico, definir objetivos claros e precisos e adotar indicadores de desempenho. Esses são os objetivos do curso oferecido pelo Sebrae, que ensinará técnicas para identificar pontos fracos do negócio, como projetar resultados futuros, ações para aumentar a competitividade, como melhorar a qualidade dos produtos e serviços e práticas para garantir a sustentabilidade do empreendimento.
Instituição: FGV
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 40 horas 
Idioma: português

O conteúdo de curso da FGV está estruturado em oito módulos, com temas como captação de recursos; perfis dos negócios em Private Equity e Venture Capital; análise de investimentos e alternativas para empreendedores; processo de investimento e aspectos contratuais; desinvestimento e retorno. A teoria é complementada com estudos de caso.
Instituição: iPED
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 20 horas na versão gratuita
Idioma: português

As aulas ensinarão a elaborar um contrato, falando sobre sua natureza jurídica e os tipos de interpretação. Há aulas sobre como ocorre o contrato de compra e venda, de troca, de locação e de prestação de serviços. É possível assinar uma versão paga das aulas, que possui mais recursos.
Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 5 horas
Idioma: português

As aulas do Sebrae pretendem ensinar conceitos de gestão financeira para pequenos negócios, como o controle diário de entradas e saídas e a diferenciação entre o dinheiro do microempreendedor das contas da própria empresa. Para quem já passou de MEI para microempresa, há um curso do Sebrae também deplanejamento financeiro específico para essa categoria.
Instituição: iPED
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 20 horas na versão gratuita
Idioma: português

O curso propõe ensinar a importância da contabilidade para gerir esses tipos de empreendimento, contando receitas, despesas e custos, além de lançamentos contábeis e balanço patrimonial. É possível assinar uma versão paga das aulas, que possui mais recursos.
Instituição: Universidade de Stanford (Veduca)
Quando: a qualquer momento
Carga horária:  cerca de uma hora
Idioma: inglês

O curso é um apanhado de palestras feitas por professores da Universidade de Stanford e empreendedores como Guy Kawasaki e Marissa Mayer, no centro de pesquisa e estudo “Stanford Technology Ventures Program”. Alguns assuntos são a importância de parcerias, tecnologias disruptivas, levantando fundos, compondo o time, trazendo propósitos para sua companhia e seguindo seu objetivo. O conteúdo é composto por 13 palestras, que podem ser vistas a qualquer hora.
Instituição: USP (Veduca)
Quando: a qualquer momento
Carga horária:  cerca de duas horas
Idioma: inglês

O curso conta com diversos discursos, com personalidades como Sheryl Sandberg (Facebook), que abordam temas como “Liderando como os grandes maestros”, “Como grandes líderes inspiram”, “Por que existem tão poucas líderes mulheres” e “Por que o trabalho não acontece no trabalho”. O curso é composto por 11 palestras, que podem ser vistas a qualquer hora.
Instituição: USP (Veduca)
Quando: a qualquer momento
Carga horária:  cerca de duas horas
Idioma: português

O curso trabalha desde o contexto e as tendências na gestão de pessoas até sistemas estratégicos e integrados, captação e socialização, valorização das pessoas e estruturação de equipes de desenvolvimento e de inovação. O curso é composto por uma série de 11 aulas em vídeo, que podem ser vistas a qualquer hora.
Instituição: iPED
Quando: a qualquer momento 
Carga horária: 20 horas na versão gratuita
Idioma: português

O curso ensina como preparar e desenvolver pessoas, ressaltando o papel do líder, a tomada de decisões em equipe e como gerir funcionários de vendas. É possível assinar uma versão paga das aulas, que possui mais recursos.
Instituição: FGV
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 5 horas 
Idioma: português

As aulas tratam de empregados e questões relativas ao salário e à subordinação. Alguns dos tópicos trabalhados são o custo da contratação, terceirização, trabalho temporário e cooperativa de trabalho.
Instituição: iPED
Quando: a qualquer momento 
Carga horária: 20 horas na versão gratuita
Idioma: português

A proposta das aulas é mostrar como talentos empresariais podem ser descobertos através do treinamento dentro da empresa. O curso ensina como reconhecer esses talentos, os tipos de inteligência e formas de treinar, por exemplo. É possível assinar uma versão paga das aulas, que possui mais recursos.        
Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 15 horas
Idioma: português

O curso pretende promover uma reflexão crítica sobre o atendimento ao cliente, identificando aspectos que contribuem com a satisfação do cliente e planejando ações que possibilitam resultados positivos nessa aprovação da clientela. As aulas ensinarão diferenciais competitivos por meio de um atendimento de excelência; diretrizes para o tratamento de reclamações na empresa; e a diferença entre tratar bem e atender bem.
19  Sei Vender
Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 5 horas
Idioma: português

O curso pretende ensinar os microempreendedores a incrementar seus produtos e serviços, a conquistar mais clientes e a ampliar as possibilidades e crescimento e expansão do seu negócio. As aulas ensinam reposicionamento e adaptação do negócio às exigências do mercado; planejamento e gerenciamento de vendas e manejo de ferramentas de marketing. Para quem já passou de MEI para microempresa, há um curso do Sebrae também de vendas específico para essa categoria.
Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 15 horas
Idioma: português

Seguindo a linha de vendas, este curso do Sebrae é específico para qualificar alunos que queiram definir preços de venda competitivos para seus negócios, por meio de procedimentos técnicos e conhecimento de mercado. As aulas contarão com elementos que compõem o preço e a venda; diferenciação de custos e despesas fixas de custos e despesas variáveis; avaliação de mercado para determinar preços competitivos; fixação de preço de produtos e serviços.
21  Sei Comprar
Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 5 horas
Idioma: português

Fazer o empreendedor perceber que boas vendas e bons resultados nos negócios dependem, em grande parte, de como as compras são feitas. Esse é o objetivo do Sei Comprar, do Sebrae, que aborda conteúdos como estratégias para comprar bem, competitividade e aumento da lucratividade dos pequenos negócios.
Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 15 horas
Idioma: português

Compreender o negócio como uma organização sistêmica, incorporando princípios que visam uma eficácia empresarial, é o objetivo destas aulas do Sebrae. As aulas propõem uma visão geral dos influenciadores do negócio, a análise dos fatores externos e internos para verificar a situação da empresa e a compreensão do contexto para projetar o futuro do empreendimento.
Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 5 horas
Idioma: português

A proposta do curso é apresentar novas formas de empreender coletivamente, por meio da criação de organizações coletivas. As aulas abordarão o quão importante é o cooperativismo e o associativismo no mundo dos negócios; a melhoria da competitividade das pequenas empresas por meio de ações coletivas e o incremento da gestão e consolidação do negócio no mercado pelas ações coletivas.
Instituição: Indian Institute of Management, Bangalore (edX)
Quando: início em 29 de setembro (terça-feira)
Carga horária: de cinco a seis horas por semana
Idioma: inglês

Como as empresas podem ser sustentáveis sem comprometer seus diferenciais competitivos? O curso da IIMBx é direcionado para quem pretende ter um negócio sustentável, explorando como os gestores podem lidar com os desafios que virão.

Instituição: Sebrae
Quando: a qualquer momento
Carga horária: 15 horas
Idioma: português

O Sebrae pretende ensinar o aluno a usar ferramentas online para elaborar estratégicas de participação no mercado virtual. O curso também abordará o estudo de novas tendências do comércio eletrônico. As aulas são direcionadas para proprietários com menos de dois anos de existência, e preferencialmente que já possuam alguma experiência no posicionamento de sua empresa na internet. Fonte: Exame.com

15 atividades para empreendedores que acontecem em abril

Quem tem um negócio não pode deixar de reinventar tanto sua empresa quanto a si mesmo. Um dos melhores caminhos para a inovação é buscar novos conhecimentos. Por isso, EXAME.com separou alguns compromissos que todo empreendedor deve marcar na sua agenda de abril – seja pelo prazo de inscrição ou pela própria atividade.
Na seleção há congressos, cursos, encontros, eventos e workshops. Alguns, inclusive, são gratuitos. Confira, a seguir, algumas atividades voltadas especialmente para empreendedores que acontecem no próximo mês:
1 - l Encontro GSPP Franchising 2016
Inscrições: Não é necessário se inscrever. Para dúvidas: (0xx21) 3687-8133

Custo: Gratuito
Data da atividade: De hoje a 2 de abril
Onde: Rio de Janeiro

Realizado pelo Grupo Soares Pereira & Papera, que atua com gestão de franquias, o evento terá palestras, salão de negócios -- onde serão apresentadas marcas -- áreas para degustação de produtos e serviços, espaço para apresentação de cases de sucesso e happy hour.
2 - 3º Congresso Internacional de Franchising ABF
Inscrições: Pelo site

Custo: R$ 500,00 (associado); R$ 1.000,00 (não associado)
Data da atividade: 14 de abril
Onde: São Paulo

Realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o congresso reunirá mais de 500 profissionais e especialistas do franchising para tratar do tema “Crescer no Brasil: Diferentes olhares”. Palestrantes nacionais e internacionais analisarão em profundidade, sob diferentes pontos de vista, as questões que desafiam e estimulam as empresas do franchising.
3 - VI Virada Empreendedora
Inscrições: Até 14 de abril, pelo site

Custo: R$ 80 (para inscrições feitas até 8 de abril)
Data da atividade: 16 e 17 de abril
Onde: FVG – São Paulo

A Virada Empreendedora está em sua sexta edição e terá mais 100 palestrantes. Dentro do evento haverá espaço para encontro com investidores-anjo, além de discussões sobre e-commerce, inovação, coworking e tecnologia para adolescentes. A Virada é realizada por Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora.
4 – Aceleração SEVNA Seed
Inscrições: De 1º de abril a 31 de maio, pelo site

Custo: Gratuito
Data da atividade: 6 meses, a partir de 1º a de agosto
Onde: Ribeirão Preto

A aceleradora SEVNA Seed abre inscrições para o segundo ciclo de seu programa de aceleração de startups. Podem participar da seleção empreendedores do Brasil e do exterior com uma ideia inovadora que seja direcionada a mercados com alto potencial de crescimento e abertos ao trabalho colaborativo. Cada ciclo inclui a realização de workshops e mentorias que visam desde a capacitação pessoal dos empreendedores e a elaboração do modelo de negócios até prototipagem e a apresentação definitiva da empresa para investidores e clientes.
5 - Como prospectar sem perturbar?
Inscrições: Até 15 de abril, pelo site

Custo: R$ 540 para associados da Associação de Profissionais de Propaganda, que promove o curso, e R$ 740 para não associados
Data da atividade: 16 de abril
Onde: São Paulo

Promovido pela Associação de Profissionais de Propaganda (APP), o curso será ministrado por Reginaldo Andrade, gerente de contas do UOL, e vai explorar métodos teóricos e práticos para atrair e reter negócios na publicidade.
6 - Desvendando o mercado editorial: produção, mercado e tendências
Inscrições: Até dia 19 de abril, pelo site

Custo: R$ 1.724,00
Data da atividade: De 26 de abril a 24 de maio, às terças e quintas-feiras
Onde: PUC - Rio de Janeiro

O curso é voltado para empreendedores e interessados no mercado editorial e em novas tecnologias de comercialização. As aulas trarão a experiência de profissionais atuantes em diversas etapas da cadeia produtiva. O curso é formatado pelo diretor executivo de marketing do Grupo Editorial Record, Bruno Zolotar, em parceria com o jornalista Léo Feijó.
7 - Encontro Nacional de Empresas Familiares - ENEF
Inscrições: Até 10 de abril, pelo site

Custo: A partir de R$ 1.500 por pessoa
Data da atividade: 12 e 13 de abril
Onde: Gramado (RS)

O encontro é uma iniciativa da Werner Bornholdt Consultoria em Governança e reunirá 26 das mais importantes empresas familiares para apresentarem cases e proferirem palestras relatando suas experiências em processos de sucessão familiar.
8 - IFempreender - Inovação & Empreendedorismo
Inscrições: Pelo site

Custo: Palestra gratuita; R$ 12 por workshop
Data da atividade: 15 e 16 de abril
Onde: Governador Valadares (MG)

Realizado pela SGE Consultoria Jr., empresa júnior constituída no Instituto Federal de Minas Gerais, o evento terá workshops sobre autoconhecimento e mercado; desenvoltura profissional; marketing profissional e networking; e carreiras e mídias digitais.
9 – Palestras do Startup Rio 
Inscrições: Através do Facebook

Custo: Gratuito
Data da atividade: 7, 27 e 28 de abril
Onde: Rio de Janeiro

Realizado pelo governo do Rio de Janeiro, o programa Startup Rio, voltado para empreendedores, vai abrir algumas de suas atividades de forma gratuita para a população. No mês de abril, estão abertas as seguintes palestras:
- 7 de abril - Marcos Leta, presidente da Sucos Do Bem
- 27 de abril - Edgar Diniz, presidente da Esporte Interativo
- 28 de abril - Rafael Duton, fundador da PlayKids e da iFood

10 - Prêmio Consulado da Mulher
Inscrições: Até 10 de abril, pelo site

Custo: Gratuito
Data da atividade: O prêmio dá direito a 2 anos de consultoria

O prêmio é uma iniciativa do Consulado da Mulher, entidade ligada à marca Consul, e tem foco em empreendedoras de baixa renda. Para participar os empreendimentos devem atender aos seguintes critérios: trabalho em rede; atuação no segmento de alimentação; liderança feminina, trabalho sustentável; parceria com entidades sem fins lucrativos e renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo mensal. A iniciativa concederá a dez empreendimentos assessoria gratuita por 2 anos, eletrodomésticos Consul - conforme necessidade do projeto - e R$ 10 mil para uso exclusivo na infraestrutura do negócio.
11 - Programa Aceleradora - Artemisia
Inscrições: Até 8 de abril, pelo site

Custo: Gratuito
Data da atividade: 5 meses, a partir de junho de 2016

A Artemisia está em busca de negócios que oferecem soluções escaláveis para resolver problemas sociais que atingem a população de baixa renda. Os selecionados pelo Programa Aceleradora vão poder testar novos modelos de receita, além de contar com um ambiente de cocriação e colaboração.
12 - Segredos da Audiência Ao Vivo – Belo Horizonte
Inscrições: Até 14 e abril, pelo site

Custo: A partir de R$ 947
Data da atividade: De 15 a 17 de abril
Onde: Belo Horizonte

O curso é voltado para empreendedores digitais e iniciantes interessados em marketing digital e contará com palestra de Pedro Quintanilha, fundador do Mentalidade Empreendedora.
13 - Startup Weekend Brasília 2016
Inscrições: Até dia 28 e abril, pelo site

Custo: R$ 175
Data da atividade: Em 29 de abril e 1 de maio
Onde: Brasília

Realizado em um final de semana, a ideia do Startup Weekend é permitir que empreendedores vivenciem um pouco das dificuldades e desafios dos processos de ideação, validação, desenvolvimento e lançamento de novos produtos.
14 - Startup Weekend Fashion & Tech - Fortaleza
Inscrições: Até 7 de abril, pelo site

Custo: R$ 100
Data da atividade: De 8 a 10 de abril
Onde: Fortaleza

O Startup Weekend Fashion & Tech é uma edição temática do Startup Weekend que propõe estimular a inovação tecnológica no mercado de moda e beleza Em um final de semana intensivo de trabalho, os participantes aprenderão novas metodologias para viabilizar novos negócios no mercado de Moda e Beleza. O evento contará com mentores das áreas de moda e beleza, negócios, design e tecnologia para facilitar o amadurecimento e validação do produto/serviço com os futuros clientes.
15 - Webinário: “Melhores práticas de Marketing Digital para pequenas empresas”
Inscrições: Até dia 25 de abril, pelo site

Custo: Gratuito
Data da atividade: 26 de abril

Organizada pela Sage, esta palestra online visa auxiliar os pequenos e médios empreendedores a se destacarem e reforçarem sua presença online. As palestrantes convidadas serão Thaís Almeida, consultora em marketing digital, e Jana Santos, analista de redes sociais. [Fonte: Exame]
,center/>