Tijolos...

Instruções: Teste de Aptidão Vocacional:

- Coloque 400 tijolos em uma sala fechada.

- Coloque os candidatos ao teste dentro e feche a porta.

- Deixe-os sozinhos por seis horas e analise a situação:

1 - Se eles estiverem contando os tijolos, contrate-os para o
departamento de contabilidade.

2 - Se eles estiverem recontando os tijolos, contrate-os para o
departamento de auditoria.

3 - Se eles tiverem bagunçado tudo e espalhado os tijolos, são
engenheiros.

4 - Se eles tiverem arrumado os tijolos de maneira bem estranha
coloque-os no Planejamento.

5 - Se eles tiverem jogando tijolos uns nos outros, coloque-os em
Operações.

6 - Se eles estiverem dormindo, coloque-os na Segurança.

7 - Se eles estiverem quebrando os tijolos em pedacinhos, coloque-os no
departamento de tecnologia da informação.

8 - Se eles estiverem sentados sem fazer nada, coloque-os em Recursos
Humanos.

9 - Se eles disserem que já tentaram várias combinações e estão ainda
tentando outras mais e nenhum dos tijolos tiver saído do lugar, coloque-os
em vendas.

10 - Se eles já tiverem saído, coloque-os na Gerencia.

11 - Se eles estiverem olhando para a janela, coloque-os em
Planejamento estratégico.

12 - Se eles estiverem conversando entre si e nenhum dos tijolos tiver
saído do lugar, cumprimente-os e coloque-os na Diretoria.

13 - Se eles tiverem criado um muro de tal forma que eles não podem ser
vistos ou ouvidos, então coloque-os no Congresso.

14 - Se eles afirmarem que não estão vendo nenhum tijolo ali na sala,
coloque no Jurídico.

15 - Se eles reclamarem que os tijolos "estão uma merda", não têm
identificação, falta operação, medidas erradas, coloque na Qualidade.

16 - Se começarem a chamar de companheiro uns aos outros, nem contrate
mande embora logo antes que eles criem um sindicato.

Inteligência Emocional

Que líder sou eu?


Gestão se faz de conta bancária, estoques e processos. As pessoas devem ser lideradas, desenvolvidas, motivadas, inspiradas e reconhecidas. Assim, liberam energia não apenas para bater metas, mas principalmente para suplantá-las. Não existem pessoas motivadas ou desmotivadas, mas pessoas competentes ou incompetentes. Quando tudo anda às mil maravilhas, com metas sendo superadas e lucros tilintando no caixa, a equipe inteira é responsável. Já quando o barco faz água, existe um único culpado: o líder! – Você!Você é líder? Então sirva seus colaboradores, não se sirva deles. O líder ouve e dá o retorno necessário à equipe. Desenvolve talentos. Heróis de reunião e de relatórios não sobrevivem mais. Ou você muda e vai a campo ou mudam você. A verdade não está entre quatro paredes, mas no mercado, onde as coisas acontecem. Há um grande vazio quando a empresa gerencia distante dessa realidade, construindo muros em vez de pontes. Cliente é rei. A boa liderança tem que abrir o jogo com ele, mesmo que a informação não seja a esperada.Para ser vencedora, sua equipe precisa de uma boa causa. Crescer, servir os clientes, sucesso financeiro e satisfação pessoal... Qual é a grande causa a ser defendida? Além de produzir resultados, a missão do líder é descobrir, desenvolver e manter talentos com perfil e foco para o negócio. Saem os colaboradores e entram em cena os co-autores. Liderança servidora não significa líder bonzinho e permissível. O líder servidor é justo, cobra, exige e reconhece os méritos das pessoas, mas com disciplina nos resultados.Quer ser um líder de sucesso? Estude as técnicas e procure trabalhar com quem sabe liderar e inspirar pessoas. O verdadeiro líder não tem medo de sombra. O líder eficaz tira as pessoas do vazio e as leva ao paraíso da produtividade. Seus seguidores são também seus defensores e fãs. Quando há excelência de liderança na empresa, crescemos. Quando não há, estacionamos. Em vez de cinco anos de experiência, temos um ano repetido cinco vezes. O maior de todos os atributos do líder é a humildade com que inspira sua equipe.Ser ou estar? Ser é uma condição definitiva, cômoda e final. A posição de “estar” líder é mais desafiadora, pressupõe preparação e aperfeiçoamento contínuos, como no esporte de alta performance.
* Moacir Moura é palestrante, escritor, consultor de varejo especialista em gestão e motivação de pessoas.
Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br
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