Qualidades do líder eficaz

DOZE CARACTERÍSTICAS POSITIVAS DO LÍDER EFICAZ

Por: Jorge Schemes*


Ser um detentor do poder não é a mesma coisa que ser um líder. Ocupar um cargo de liderança não significa necessariamente que o indivíduo seja competente. Ser um líder envolve muitos aspectos, mas para que possa liderar com eficácia é preciso ter ou desenvolver no mínimo doze características positivas, vejamos quais são:

1- EMPATIA
Não significa apenas sentir compaixão das pessoas que lhe são subordinadas, mas sentir “com” elas. Longe de parecer uma fraqueza, a empatia é muitas vezes a única maneira de atingir o coração das pessoas e conquistar a confiança recíproca. Essa confiança mútua é a base para as melhores amizades. Você pode medir a estatura de um líder pelo número e pela qualidade de seus amigos. Lembre-se, ao ser empático, você jamais será antipático.

2-MODÉSTIA
Significa moderação na autopromoção. Envolve o uso freqüente do pronome “nós”, e menos uso do “eu”. Lembre-se, hoje em dia as pessoas valorizam muito quem as valoriza, e para que os seus liderados sintam-se valorizados, você precisa de uma boa dose de modéstia, que é amiga da humildade, que por sua vez é prima-irmã do reconhecimento de suas limitações. Ao ser modesto, você estará eliminando traços negativos como o orgulho, o egoísmo, a inveja, a infalibilidade e a indispensabilidade, “venenos” que desqualificam qualquer líder.

3-OTIMISMO
Sempre tenha palavras e atitudes de otimismo. Mesmo para aqueles casos que parecem não ter mais solução e qualquer esperança. Lembre-se, aqueles que exercem qualquer nível de liderança sempre devem ter uma palavra ou uma atitude que transmita força, vigor e coragem. O entusiasmo é parceiro do otimismo. Um líder eficaz só pode oferecer inspiração se ele mesmo estiver inspirado; só pode entusiasmar, se ele mesmo estiver entusiasmado.

4-DISCIPLINA
Somente pessoas disciplinadas subirão até os mais altos poderes. Tais pessoas serão capazes de liderar porque conseguiram conquistar a si mesmas e ter autonomia ética e moral. Portanto, se você ainda não é disciplinado, está na hora de começar. E o melhor começo é escolher uma área em que você é indisciplinado. Para muita gente essa área pode estar dentro de casa e não necessariamente em seu trabalho. Disciplina envolve responsabilidade. Assumir responsabilidades e executa-las de bom grado é a marca registrada numa liderança disciplinada.

5- VISÃO
“Olhos que olham são comuns, raros são os olhos que vêem”. A visão inclui o otimismo e a esperança. Porém, uma visão sem ação é apenas um sonho; já uma ação sem visão também é inútil, pois se constitui apenas num passa-tempo. Contudo, quando se tem uma visão de futuro e das possibilidades, acompanhada de ação planejada e sistemática, isso faz uma grande diferença e causa profundas transformações. Visão envolve habilidade executiva, o líder eficiente não apenas deve planejar seu trabalho, mas realizá-lo com habilidade.

6- SABEDORIA
Alguém disse que os sábios são o resultado de 1% de inspiração e 99% de transpiração. Portanto, se você deseja ser um líder sábio e ter autonomia e excelência intelectual, “transpire”, busque o conhecimento necessário. Saiba transformar a informação em conhecimento, e o conhecimento em sabedoria. Outra “estatística” revela que, sabedoria é uma questão de 90% de ser sábio a tempo. Lembre-se, adquirir hábitos de leitura para alimentar os poços de inspiração, e buscar a matéria prima para ter sabedoria, deve fazer parte da sua agenda diária.

7- PODER DE DECISÃO
Um líder eficaz precisará tomar decisões a cada passo em sua liderança. Muitos enfraquecem sua liderança porque temem tomar decisões. Todavia, é bom lembrar, que uma decisão faltosa, mas sincera, é melhor do que nenhuma decisão. O medo é o pior inimigo na hora de decidir, mas o fato de se tomar decisões, já é em si, uma demonstração de coragem.

8- INTEGRIDADE
A vida de quem lidera deve ser clara e transparente, sem mácula no caráter ou na moral. Lembre-se, a integridade só pode nascer dentro de um coração sincero. Por outro lado, a falsidade ou hipocrisia, pode ser classificada como a pior forma de mentira.

9- SENSO DE HUMOR
Saber rir e aceitar brincadeiras no ambiente de trabalho ajuda a descontrair e relaxar as tensões. Além do mais, o senso de humor é uma virtude encontrada apenas em líderes seguros e maduros. Lembre-se, é melhor rir “com”, do que rir “de”; portanto, não perca a capacidade de rir de si mesmo.

10- PACIÊNCIA
Essa á a rainha das virtudes e precisa ser cultivada. Ao contrário do que muitos imaginam, ser paciente não é sinônimo de moleza ou fraqueza, mas de força e poder. Ter paciência é ter o controle, primeiro de si mesmo e, conseqüentemente da situação. Não são poucos os casos de líderes que perderam sua influência ou sua confiabilidade por falta de paciência. É necessário possuir inteligência emocional para saber administrar os sentimentos.

11- DIPLOMACIA
Essa característica envolve tato, e tato envolve psicologia. Há um provérbio árabe que diz: “Não digas tudo o que sabes, porque aquele que diz tudo o que sabe, muitas vezes dirá o não convém. Não faça tudo o que podes, porque quem faz tudo o que pode, muitas vezes fará o que não deve. Não acredite em tudo o que ouves, porque quem acredita em tudo que ouve, julga o que não vê”.

12- COMUNICAÇÃO
Uma boa comunicação começa pela “terapia da audição”. Às vezes saber ouvir é muito mais proveitoso do que saber falar impecavelmente. Qualquer posição de liderança exige uma comunicação profunda e clara. Liderar também envolve grande quantidade de correspondências, procure sempre dar uma resposta a cada uma delas. Para tanto, prefira os canais mais eficientes como o e-mail e o fax. Só em casos de extrema urgência prefira o telefone. Por quê? As pessoas gostam de receber cartas! Principalmente quando são bem elaboradas e o seu nome está escrito de forma correta.

Ao ter ou desenvolver estas características, você não será apenas o “chefe”, mas será um líder de verdade, e acima de tudo, um líder eficaz.


* Bacharel em Teologia pelo SALT; Licenciado em Pedagogia (Administração Escolar); Licenciado em Ciências da Religião; Pós-Graduado em Interdisciplinaridade; Pós-Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Professor de Filosofia da Educação, Empreendedorismo, Gestão e Organização do Trabalho Escolar e Pedagógico na FEJ – Faculdade de Educação de Joinville. Professor de Sociologia e Antropologia na Faculdade de Psicologia de Joinville – ACE. Técnico Pedagógico na GEECT – Gerência da Educação, Ciência e Tecnologia de Joinville, SC.

Nenhum comentário:

,center/>