AUTONOMIA

Por que trabalhar a autonomia é importante?

Porque o empreendedor vai ter que fazer uso de sua autonomia para poder desenvolver comportamentos empreendedores. Não é possível ser empreendedor ou "dono de seu próprio nariz" ficando na dependência de alguém ou de alguma coisa.

Autonomia tem a ver com LIBERDADE. Esta talvez seja a característica do comportamento empreendedor que ele mais preza, ou seja, a sua independência. Para o empreendedor é muito importante ter autonomia para realizar seus sonhos e criar sua realidade.

Autonomia é uma palavra que tem o radical grego NOMIA que significa LEI. Este radical também está presente nas palavras ANOMIA e HETERONOMIA. mas o que isso significa?

No sentido ético e moral significa que aqueles que são regidos pelo princípio da ANOMIA pensam que LIBERDADE é ter LIBERTINAGEM. Porque ANOMIA significa SEM LEI ou a AUSÊNCIA da LEI. Agir pelo princípio da HETERONOMIA significa agir conforme as LEIS que nos são IMPOSTAS, ou seja, significa agir por obrigação imposta. Contudo, agir pelo princípio da AUTONOMIA signifca agir de acordo com os ditames de nossa consciência moral, ou seja, significa dar a si mesmo as próprias leis e regras morais. Ter autonomia é ter responsabilidade ética e moral, e a ética visa o bem individual e coletivo. Assim, o indivíduo que é autônomo é senhor de si mesmo e capaz de construir seu destino. Como disse Peter Drucker: "A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo".


ESQUEMAS:






ATIVIDADES:


1. Na sua opinião, o que gera uma relação de dependência?


2. Quais as características de uma relação de interdependência?


3. Escreva um acróstico ou um pequeno verso onde conste a palavra LIBERDADE. Crie um "Rap" contendo as palavras LIBERDADE e AUTONOMIA.


4. Socialização das atividades e debate.

Nenhum comentário:

,center/>